sábado, setembro 16, 2006

homem + homem

(Acho que pela primeira vez aqui vou focar os homossexuais homens. Aí vai meu desabafo.)



Estou cansada daquele preconceito mesquinho, velado, disfarçado de não-preconceito. Já perdi a conta de quantas vezes já ouvi de alguém: "não tenho nada contra gays, desde que eles não venham dar em cima de mim!"

Ora! Nunca vi nenhum homem se preocupando com o desconforto que eles vão causar às mulheres dando em cima delas. A explicação só pode ser que homem dando em cima de mulher pode e é "natural", ao passo que homem com homem é "errado"!

Hoje pessoas muito próximas a mim e com aquele discurso de "não tenho nada contra" me incomodaram. E não sei se teriam incomodado a outras pessoas ou se eu estou crítica demais. Mas foi simplesmente revoltante ver um amigo pegar uma entrevista de um conhecido gay num jornal e reclamar do "estereótipo". Ele estaria reforçando o "estereótipo gay".

Minha vontade era falar: quem é você para falar de estereótipos? Para dizer como as pessoas devem se comportar? É muito hipocrisia falar que "tudo bem quando o gay é discreto, mas os gays insistem em ser bichas", quase com o complemento de "e a bicha eu não respeito mesmo". Quer dizer que você aceita o diferente que é igual a você? Aí é muito fácil. Eu também poderia passar a vida inteira falando que "lésbica tudo bem, desde que ela seja feminina e não aparente ser lésbica". Afinal, é isso que importa, não? As aparências. Se formos iguais aos héteros, e aparentarmos essa heterossexualidade, seremos aceitos.

Eu acho que muita gente não percebe que o problema não são os outros, e sim as pedras em seus próprios sapatos. Talvez os incomode porque eles não conseguem ser livres como as bichas ou corajosos como as sapatas - eles passam a vida seguindo aquele molde sufocante. Pois que morram trancafiados em seus armários heterossexuais!



(Pronto, desabafo feito. Ufa... me sinto mais calma agora. E para deixar claro: esse parárafo final não representa minhas idéias gerais sobre homofóbicos, apenas sobre os homofóbicos que a gente sabe que são gays enrustidos. Fim.)

9 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você... é muito fácil dizer que não se tem preconceito quando não se quer chegar perto dos gays... E ainda temos a questão dos gays que não estão dentro dos "estereótipos" e que têm preconceito por "bichas" e "sapatões"... quanta hipocrisia!

Violeta disse...

Na minha opinião, não devíamos nem cogitar a possibilidade de pensar no bem-estar das pessoas que não se sentem bem com aquelas que são diferentes do padrão. Quero um motimo coerente, pelo menos um, que impeça um gay de ser afeminado. Por que ele não pode ser do jeito que ele é, ou que ele quer? Acho que está na hora de olharmos mais para nosso umbigo, no sentido de que somos estereótipos, o Jardim está repleto deles, o mundo está.
Acho que o que incomoda as pessoas é que esses estereótipos jogam na cara delas que eles são completos, se aceitam por fora e por dentro, acharam sua identidade.
Falar que algo é cultural e que não pode ser mudado me revolta, pois a cultura é feita por nós, pela sociedade em que vivemos, para mudá-la basta agirmos diferente. Machos não vão parar nunca de dar em cima desrespeitosamente de mulheres enquanto elas não gritarem que não querem e exigerem respeito, pois por conta própria e por educação já vimos que não acontece.

Beijos =*

Anônimo disse...

Acho q o ser "diferente" é o q realmente incomoda a essa nossa sociedade de merda !!! Se vc não segue o modelo q ela julga certo, fudeu ... vc não presta . Acho q a Violeta tem razão, nós fazemos parte dessa sociedade e cabe a nós q não partilhamos desse mesmo pensamento PEQUENO, fazer o q preciso for para tentar muda-lo. Fácil ? Não !! Mas quem disse q seria! Mas, estamos aí .. discutindo o assunto, lutando contra o preconceito ...
Bom é isso ....
Boa sorte pra vcs na luta. E parabéns por levantar essa poeira e colocar a galera pra pensar !!

Fuiiii


Ps: Só pra vcs ficarem sabendo: não sou homo, mas acho tudo isso uma palhaçada !! Esse julgamento do q é certo ou errado .
Me deixa pô !!! E vai viver a sua vida !!! (Desabafo)

Agora sim ... fuiiii.
Beijo Flores.

Anônimo disse...

Está completamente certa!
Eu acho ridículo as piadinhas jogadas para cima de mim, acho tosco a maneira como as pessoas falam: Como assim, vocês fazem amor como? Acham que necessitam somente de uma cabeça frajuta que não serve para nada ( pelo menos para mim)!
Poxa, eu também vou desabafar, estou cansada das pessoas falarem, você é lésbica, tá eu sou lésbica e já que tanto sabem por que insistem em confirmar o que já sabem? Gostam de causar mal estar...
Estava com minha namorada, em taguatinga, foi maravilhoso este dia... um cara do nada passou e falou: Gostam de causar mal estar na socidade!
Logo pensei: Como se a sociedade fosse algo importante!
Logo outro cara chegou e falou: Que nada, liga para ele não, vocês têm mais é de se amar mesmo...
Caralho, ela me olhou, eu olhei a ela, foi perfeito, o beijo que nos demos...
Não me importo com o que falam, que falam!
Não me importo com o que pensam, que pensem!
Não me importo com absolutamente nada, exceto amar a minha namorada!

Desculpa, eu desabafei demais!

Anônimo disse...

caraca, véi... bto fé.. nossa... tb aho muito tosko quando nego fala assim... acho ridículo mesmo, as pessoas que falam "eu não tenho preconceito, " e deopis acrescentam alguma coisa são as que mais tem, as que menos enxergam um pau na frente da cara... vamos pedir piedade, senhor piedade... =P
nossa.... falou tudo.

HenriqueS disse...

apenas o segundo parágrafo foi equivocado. o resto tá legal.

Orquídea disse...

Ai, Henrique, faça-me o favor... quero ver alguma menina daqui dizer que o "segundo parágrafo foi equivocado".

Anônimo disse...

Pois é.. uma vez um amigo me disse.. se nós nos privarmos de beijos e caricias em publico essa merda de sociedade nunca vai "aceitar" que nós tb somos "normais"! Eu coloquei entre aspas porque esses termos podem gerar controvérsias.
Bjao orquidea! Saudades mil!
Ps. o ultimo parágrafo foi O MELHOR! Homofóbicos que são gays inrustidos!!!! MEEEU DEUS! Coitados! rs

HenriqueS disse...

Orquídia, com relação ao segundo paragrafo. Não é uma opinião das "meninas daqui", ou de "homens em geral". São fatos que observo, e confie em mim.... está equivocado. Quando explicar porque, vc vai querer me bater por estar certo.