sexta-feira, setembro 22, 2006

A tal diferença de idade

Hoje não vou narrar nenhuma história, nem fazer elocubrações e nem mesmo vou reclamar da vida alheia. Vou fazer uma pergunta simples e direta, e vocês respondem com base no que sabem/conhecem/viveram:



Por que é tão comum que sapinhas novinhas comecem a namorar mulheres bem mais velhas? Você já namorou alguém de idade muito distante? Por que será que esse é um padrão que aparenta ser tão comum entre as lésbicas?



Pergunta lançada! Aguardo respostas.

25 comentários:

Anônimo disse...

Vcs tb já repararam q esse padrão tb aparenta ser comum em casais héteros??? As pessoas, em geral, preferem q seus primeiros relacionamentos sejam com pessoas mais velhas pq estas são mais experientes. E pronto!

E qual a dessa mania de "sapinhas novinhas"? Tenho certeza d q têm meninas mais novas com mto mais experiencia q mtas "saponas velhas"....

Engraçado... achava q vcs eram contra rótulos....

Orquídea disse...

"Vcs tb já repararam q esse padrão tb aparenta ser comum em casais héteros???"

Sim, porém é visível que há mais mulheres namorando caras mais velhos do que homens namorando mulheres mais velhas.

As pessoas, em geral, preferem q seus primeiros relacionamentos sejam com pessoas mais velhas pq estas são mais experientes. E pronto!

Não sei se concordo completamente com isso. No caso de lésbicas, é importante saber como cada garota se descobriu, e minha pergunta é justamente por que tantas meninas se descobrem com mulheres mais velhas. Será por que é mais fácil "reconhecer" uma lésbica já assumida? Será que as adolescentes da mesma idade estão em período de "não-aceitação"? Ou será, simplesmente, que elas vão atrás de alguém mais experiente? E outra coisa: por que isso é tão mais comum entre mulheres do que entre homens? É isso que estou perguntando.

"E qual a dessa mania de "sapinhas novinhas"? Tenho certeza d q têm meninas mais novas com mto mais experiencia q mtas "saponas velhas"...."

Falo "sapinhas novinhas" porque me encaixo na definição, e para diferenciar lésbicas/bissexuais adolescentes das "adultas". Nunca disse que as mais velhas são mais experientes, até porque eu não tenho a menor propriedade de falar sobre isso (minhas namoradas e namorados sempre tiveram a mesma idade que eu)

"Engraçado... achava q vcs eram contra rótulos...."

Não acho que rotulei ninguém no post. Só perguntei por que tantas meninas mais novas namoram mulheres mais velhas... não vejo onde entram rótulos aí.

Beijos,

Orquídea

Ana Arcanjo disse...

é...
acho que talvez tenha um pouco disso que você falou, Orqs, sobre o reconhecimento...
mas nao sei... às vezes tenho a impressão que é porque as meninas mais novas procuram alguém que lhes dê uma estabilidade emocional. É comum esperar isso de uma pessoa mais velha.
Veja bem: uma menina está se descobrindo, cheia de dúvidas e tal, cheia de crises mesmo. Aí ela encontra uma mulher mais velha que a ajuda. Uma mulher que com certeza já sabe o que quer há muito tempo... Bem, é comum essa menina mais nova achar ali o seu "porto-seguro", ainda que ele possa ser ilusório.
e às vezes eu penso que as mulheres mais velhas procuram nessas meninas mais novas aquela juventude que foi perdida quando amadureceu muito rápido, namorando uma mulher mais velha... às vezes tenho a impressão que um relacionamento cíclico, onde as duas pessoas procuram coisas diferentes, mas que de certa maneira se completam.
mas aí também vem aquele caso da independência emocional das mais velhas e tal...
Acho que esse assunto é meio delicado! hehe
e quanto aos heteros... bom, isso acho que todo mundo sabe que mais pela questao da maturidade mesmo... Uma mulher é muito mais madura que um homem da mesma idade, em geral. Por isso mulheres mais novas pegam caras mais velhos, e nao o contrario, geralmente.
bom... espero ter me expressado do jeito que keria!!!
bjinhos moçoilas!!!
=***************

Anônimo disse...

Não posso opinar muito sobre isso, eu e a Lindinha temos a mesma idade (menos de um ano de diferença)... mas acho que isso de namorar pessoas mais velhas ocorre tanto em casais gays quanto em heteros! Beijos

Anônimo disse...

Oie, Orquidea.
No meu caso adoro 1 sapa madura, com muito p me ensinar (em todos os sentidos).
Naum gosto de sapinhas, mas elas me perseguem...
.
_________*bjuxx**____________*bjuxx**b
______*bjuxx**bjuxx*_______*bjuxx**bjuxx**b
____*bjuxx**bjuxx**bjux___*bjuxx**bjuxx**bjux
___*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bju_______*bju
__*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bju_________*bju
_*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**_______*bju
_*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjux______*
*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**b__*bj
*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjux_*
*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx*
*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx*
_*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjux
__*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bj
____*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx*
______*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**b
_________*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bjuxx**bj
____________*bjuxx**bjuxx**bjuxx**bju
______________*bjuxx**bjuxx**bjuxx
_________________*bjuxx**bjuxx
___________________*bjuxx**b
_____________________*bjux
______________________*b

Anônimo disse...

Bem, minha namorada tem 20 anos, eu farei 18 anos daqui a dois meses!!!
Acho que estamos meio certas em relação a idade!!!
Sei lá, acho que isso é qualquer mulher, sempre procura alguém que esteja mais elevado!!!
Minha namorada por exemplo, se ela não fosse tão inteligente eu não a namoraria de forma nenhuma, gosto de mulheres inteligentes!!!
Acho que idade não quer dizer nada, apenas são números, o que vale é a consciência de cada pessoa...
Mulheres mais velhas devem ser mais experientes...
Enfim, isso nunca me aconteceu, minhas ex namoradas sempre tiveram a mesma idade que eu...

Adoro bastante este blog, sei lá, vindo aqui eu me sinto em casa!!!
Beijos flores!!!

Anônimo disse...

hum sou suspeita pra falar.. só namorei mais velhas.., mas deixo claro q idaDE não quer dizer maturidade!
bjos

KaKa disse...

ixi no meu caso tdo vario entre 1 ano mais velha 1 ano mais nova! =/
bjs ninas

Vênus disse...

A minha primeira e ex namorada era 5 anos mais velha que eu!
sempre tive queda por mulheres mais velhas,a maturidade delas me atrai mto!
eu nao sabia q era comum entre as lesbicas!
acho q nao seja um padrao,pq hj estou com uma da mesma idade q eu! =p

bjuus =**

Anônimo disse...

olá!
não sei se é pq sou "nova" e não convivo com tantas lésbicas, mas nunca reparei nisso. minhas poucas amigas e suas namoradas têm mais ou menos a mesma idade. mas tvz, as mais novas querem um pouco mais de segurança e estabilidade emocional que as mais velhas possam ter.
eu só fiquei com 2 mulheres, e a idade não foi fundamental na escolha. minha ex era 6 anos mais velha e a atual é 3.

legal o blog! qdo eu tiver mais tempo, leio todo!
boa segunda!

Anônimo disse...

nunca namorei nenhuam mulher com mais de 2 anos de diferença mpra mim. O único caso concreto que conheço e da minha ex, que depois de mim ficou com duas mulheres mais velhas, uma jah bastante conhecida no meio gls de brasilia, a minha ex pegou pra tentar fazer fama, a outra, uma trintona bonitinha, ela pegou pq queria se provar que conseguia pegar uma mulher experiente, deixa-la apaixonada, come-la e larga-la.

Eh.. minha ex não eh uma pessoas das melhores, eu sei.

Anônimo disse...

achei nada a ver vocês me citarem no paroutudo. Ainda mais por não me avisarem! Decobri fuxicando o orkut de um amigo seu, Orquidea.
E achei nada a ver aparecer a foto de vocês. O blog não tem a cara de T. e A. E sim a cara de, atualmente, 5 meninas.
Só queria falar isso. Me manteria calada se meu apelido (que é tão óbvio para quem conhece T. e A.) não tivesse sido vinculado a reportagaem. E acho que vocês teriam coisas melhores pra falar do que a minha "história engraçada" de "não ser lésbica"

Orquídea disse...

Margarida,

te citei porque a repórter sabia que havia uma sexta flor e perguntou da tua saída. E, em momento algum da entrevista, eu disse que era uma "história engraçada". Se fores ver minha fala, o que eu disse é que tu não pretendias ficar com outras garotas, o que está escrito por ti neste blog.

Se a edição foi parcial (eu também fiquei bastante incomodada com ela), a culpa não é minha. Ficaria muito grata se viesses conversar comigo e com a Violeta antes de nos acusar assim.

Saudações,

Orquídea

Anônimo disse...

e eu teria ficado grata se tivesse me falado.

Ana Arcanjo disse...

eh margarida, essa tal reportagem foi caso pra muito desentendimento.
eu e impatiens também nao ficamos muito felizes com a resportagem. inclusive, antes dela ser publicada (pena que não a tempo) a impatiens mesmo mandou um e-mail pra reporter pedindo que a imagem nao fosse vinculada ao Jardim. pena que nao chegou a tempo, como jah disse.
Essa foto descaracterizou todo o blog e a proposta inicial. Nao entendi nem um pouco terem enviado a foto.
o blog nao era anônimo?

Ana Arcanjo disse...

e mais, nao é soh por ti. pela descrição, conhecendo T. e A. como Violeta e Orquídea, reconhece-se o Jardim inteiro.

Violeta disse...

Engraçado isso né Dama-da-Noite, a gente não pode colocar foto nem nada num SITE EXCLUSIVAMENTE GAY e você foi lá e só faltou dar seu RG e nº de matrícula numa lista onde as flores que já tinham entrado respeitaram o acordo de "anonimato".
To cada dia mais chocada. Se continuar assim meu tempo desse blog vai ser eterno.
(Queria que me respondessem: quem foi que deu a entrevista? Quem se preocupou? Quem respondeu nossas mensagens? Quem ficou correndo atrás?)

Ana Arcanjo disse...

você lembra que eu entrei na lista com o meu nome, e nao com minha identidade flor?
e você lembra que depois eu entrei EXCLUSIVAMENTE com minha identidade flor?
não?
nao prestou atenção nisso?
e mais, eu nao estava em brasília. e outro mais: a gente tinha combinado NA NOSSA REUNIÃO MAIS RECENTE que o blog continuaria anônimo e acabou.
To com a ata aki em ksa até agora, se quiser ver.
a foto foi totalmente desnecessária.
pra que a necessidade tão grande de aparecer?

Violeta disse...

Margarida, concordo que falhei em não ter te falado. Deveria ter feito, até porque você é minha amiga e eu queria que você visse algo que também foi criação sua dar certo. Não foi escondido ou qualquer coisa do gênero, mas essa reportagem deu tanto problema que eu queria esquecê-la, e assim, não divulguei pra NINGUÉM.
Quanto ao que foi falado a seu respeito, ninguém teve culpa. É impossível que pessoas curiosas em relação ao Jardim não perguntem de você e assim contamos pra uma repórter "bem-intencionada" a história do blog, que inclui você. Acho que você entenderia o que acontece às vezes com reportagens se visse uma fala minha que saiu no Correio Braziliense, dizendo que eu era contra a parada LGBTTS.

Beijos,
T.

Orquídea disse...

"pra que a necessidade tão grande de aparecer?"

Porque eu posso! Porque eu acho que devo. Porque eu acredito em algo chamado visibilidade lésbica, porque eu acredito que quem pode dar a cara a tapa, que dê. Porque eu penso que pessoas que vão atrás de uma matéria daquelas precisam saber que nós existimos, que existem lésbicas assumidas e normais e jovens como elas no mundo. Porque se eu tivesse lido aquilo, eu gostaria de ter visto uma foto. Porque eu acho importante aparecer. Porque eu sinto que, se eu, que tenho uma família que me aceita, não aparecer pro mundo, ninguém mais vai, e eu realmente não poderia pedir isso de mais ninguém se não de mim. Porque eu não me vejo desrespeitando vocês quando apareço, e não entendo por que vocês não podem me respeitar.

Anônimo disse...

então apareça em outro lugar. Não em um onde você está levando o nome de 5 (6, pq me meteram no meio).
vocês não respeitaram o anonimato. Fico feliz que sua família te apoie, seus amigos. Lindo.
Mas essa não é a questão. Você estava nessa reportagem representando o jardim, e não o seu umbigo.

Violeta disse...

Mas quem tava em Brasília não apareceu. Não estou te culpando, apenas me sentindo agredida por todas poderem ficar felizes em seus anonimatos e eu que não sou feliz nele não poder aparecer. Queria saber se as flores fazem idéia de quem visita esse blog? Outras lésbicas, heteros simpatizantes, homos e heteros que entram por serem nossos amigos, porque sem eles teríamos 5 visitas por dia. E olha que coisa, essas pessoas conhecem a gente pessoalmente! E um exemplo de que não precisa ser muito próximo pra saber quem somos: o Bruno, prof de mat, sabia quem era cada uma, acompanhava nossas vidas mesmo nesse anonimato.
To realmente cansada de brigar, de me sentir agredida e ter que me colocar na defensiva e ser grossa com pessoas que eu gosto muito pra ter que me defender. Achei que era suficiente tudo que a gente vive todo dia na rua, em casa (pra algumas), na universidade.

T.

Anônimo disse...

Mas essas reportagens são sempre um saco... véi, acho que todas as vezes que eu vi reportagem sendo feita e conhecia o que tava sendo mostrado, convivia com aquilo etc, véi, a parada era SEMPRE colocada de uma forma um tanto tendenciosa, com esteriótipos, rótulos... meio que pra parada ficar mais "objetiva". Uma merda. Essas matérias são sempre corridas (pelo menos é a imagem que eu tenhu...)
Acho que as outras flores podiam dar uma colher de chá pra quem foi lá falar com a repórter... sério... eu fazia parte de um grupo de estudos e neguinho foi lá fazer reportagem, aconteceu isso também, de "descaracterizar" o grupo, colocar líderes e talz (apesar de não ter dado briga, mas foi outra situação né...). Acho que o blog de vocês não é nenhuma "reportagem corrida" não. Ele é isso que a gente vê aqui todo dia, é as pessoas que lêem, as pessoas que escrevem e continuam suas vidas. Se v6 não gostaram da reportagem, e já que cutucaram a ferida, pq não abrir um tópico aqui: essa reportagem foi uma merda. ? Talvez assim, isso fique claro também pras pessoas que estão lendo o blog.


pitaco.

Anônimo disse...

Acho que eu o que eu falei ali em cima não tem nada a ver não! Só quero dizer mesmo é que essas reportagens que nego faz é sempre meio paia... meio que distorce as coisas.... pode ser preconceito meu, mas é o que eu acho. E daí por causa disso nego podia dar uma colher de chá pra quem foi lá falar com a repórter.
E a sugestão de abrir um tópico tb achei meio nada a ver, é isso. Esqueçam minha sugestão, ela não tem nada a ver!

Anônimo disse...

Oi, eu particularmente não gosto de mais velhas que eu e sim ao inverso. Tenho 19 e no máximo namoro alguém de 23 anos. Sou assim. Diferente?
Não sei.
Mas foi boa a pergunta.
Bjs