terça-feira, agosto 16, 2005


Questão Identidade

Todo mundo passa pela fase de se assumir perante o grupo, afirmar sua personalidade e seu lugar. Isso acontece com todas as pessoas, quando cada um começa a descobrir seu papel na sociedade. Mas, quando esse papel assume a conotação de regra, imposto social e culturalemnte, a sociedade se enquadra no modelo esperado e cada pessoa perde sua liberdade de ser o que realmente é, perde sua personalidade.
Na sociedade hetero-normativa, a maior perda de personalidades se dá entre as mulheres. Desde cedo, meninas aprendem que seu papel é simplesmente servir aos homens, de forma submissa. Elas estudam, veem todas as possibilidades q o mundo lhes oferece, mas seu destino é certo, pois vao acabar em casa cuidando dos filhos e esperando o marido chagar em casa pra servi-lo.
Vcs devem estar achando q eu sou louca, q eu não sei nd da sociedade atual, pois as mulheres estão trabalhando fora e tendo os mesmos direitos dos homens. E será q isso acontece mesmo? Vejo as mulheres trabalhando fora, mas lutando para ganhar o mesmo salario que um homem ganharia, essas mulheres sofrem violencia frequentemente no seu local de trabalho, são abusadas por seus chefes, cantadas por seus colegas, não têm seu trabalho levado à serio. Será q isso aconteceria se fosse um homem? Claro, td q é generalizado se torna erroneo, mas qndo se tem uma grande maioria na msm situaçao, se torna preocupante.
E qndo a mulher é lésbica? Aí as pessoas até esquecem o significado da palavra respeito. Apenas por se assumir lésbica a mulher ja rompe com todos os padroes da sociedade (imagina, uma mulher nao precisar de homem?!) e qndo ela resolve ir em busca dos seus direitos, lutar pelo respeito ... vira a louca né meu bein (?!). E além do preconceito vindo por parte dos heterossexuais, q tratam as lésbicas como fetiche, pensam q td não passa de brincadeira, q elas vão se cansar e ir correndo pros braços deles, existe uma enorme discriminaçao por parte dos gays, que, por não serem mulheres, não conseguem ver a necessidade de visibiliza-las, gerando a segregaçao do movimento e impossibilitando a formaçao de grupos mistos.
Com isso, nos conscientizamos da importancia da luta das mulheres por seu direitos, da importancia de politicas destinadas as mesmas e pricipalmente as lésbicas que sao invisiblizadas por todos os mevimentos. A necessidade de se ter um educaçao voltada para a solidificaçao da mulher na sociedade, sendo chefe de familia ou trabalhadora, é de fundamental importancia para um futuro melhor e para o reconhecimento das mulheres como cidadãs, merecedoras de respeito e de direitos.

Um comentário:

Orquídea disse...

Um desabafo.

"imagina, uma mulher nao precisar de homem?!"


Resumiu tudo!

Mas... o que esperar das lésbicas? Mulheres, por serem mulheres, já são invisíveis... mulheres que não admitem ou não fazem parte de um sistema que podemos resumir em "por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher" são mais invisibilizadas ainda!

Precisamos aparecer... por que os gays homens têm tanto espaço, e nós continuamos como fetiche?