domingo, junho 17, 2007

Sobre a festa Femina

Meninas, vou publicar hoje - dia da Parada LGBT do Distrito Federal - um texto que mandei para uma lista de discussão LGBT jovem aqui de Brasília falando sobre a participação feminina nos eventos gays (ou a falta dela, ou o resultado dos eventos feitos por homens para mulheres, enfim, leiam e pensem sobre).

Boa Parada a todas!

xxx

Olá pessoas!

Estou escrevendo para falar da festa Femina, que rolou quinta-feira na Blue Space (antiga Garagem) especialmente para meninas para arrecadar fundos para a Parada LGBT (que vai ser hoje aqui em Brasília).

Quando eu vi os flyers no fim de semana passado, fiquei surpresa. A Blue Space, abrindo espaço para meninas? A mesma boate que costumava cobrar o dobro para entrada de mulheres? E mais: uma festa feita pela organização da Parada, aquela conhecida por expulsar lésbicas da organização e cortar os microfones das mulheres em eventos públicos? (sim, isso aconteceu...)

Como eu sou festeira mesmo, acabei indo. Fiz uma horinha no bar para não chegar no início da festa e fiz questão de só aparecer lá por volta de 1 da manhã - horário que a música deveria estar bombando, certo? Errado. Quando eu entro na boate vejo no palco 3 garotas, uma tocando violão, outra na percussão e outra cantando sucessos de Ana Carolina. E o pior: tudo com uma qualidade de Karaokê-na-casa-das-amigas. Que droga era aquela? Eu fui para dançar! Já comecei a noite hiperfrustrada, e não era a única. Muitos casais de meninas esperavam o intervalo entre as músicas para gritar "DJ" e, como era de se esperar, nada acontecia. Ah, e isso sem contar com o atendimento péssimo: eu quase não consegui entrar porque avisaram na hora que o ingresso seria vendido apenas em dinheiro - nada de cartão. Por que não colocaram isso no flyer então?

A casa estava vazia, poucos gays foram, mas as pessoas que estavam lá estavam super animadas. Quando a DJ começou a tocar a galera animou e eu nem sei que horas a festa terminou (saí de lá às 4 e ainda prometia). Mas não consegui deixar de achar estranho que o site que cobre todos os acontecimentos da Parada não publicou uma foto, uma linha, absolutamente nada sobre a festa das meninas.

Resumo da noite: uma festa que valeu a pena apenas pela música e pelas companhias, feita de maneira desorganizada, amadorística e claramente feita por homens para mulheres, cheia de estereótipos e performances de mau gosto. Por que os poucos eventos para lésbicas são feitos de forma tão grotesca e cafona?

Fica aí um relato para reflexão...

Orquídea

4 comentários:

Anônimo disse...

pq ng liga p vcs. o evento soh vai ser bom se for feito por lesbicas tb.

Marcelo disse...

É só uma opinião, mas parece ser um pouco de - que perigo dizer isso - machismo, que se percebe desde a sigla "padrão": GLBT. Infelizmente parece que o fascismo sempre dá um jeito de se instalar onde quer que seja...

Unknown disse...

A parada aqui de BSB, me parece, que tinha mais mulheres do que homens...

Puchu disse...

ainda bem que eu resolvi não ir...
mas eu concordo com a pessoa anonima ai em cima: a festa será boa se for organizada por mulheres. é a mesma coisa de lésbicas organizarem uma festa para gays. não dá certo.
mas a femina do ano passado tava massa, até o.o