terça-feira, janeiro 02, 2007

A homofobia inocente

E hoje de novo aquelas piadinhas homofóbicas na mesa do almoço. Explicando: estava eu toda feliz cumprindo meu papel familiar de irmã caçula e falando de palavras novas que eu tinha aprendido no dia anterior. E lá fui eu falar que "the Rut", em inglês, é a época do ano em que os machos ficam sexualmente ativos, especialmente renas e veados. E aí meu irmão solta, todo engraçadinho: "Claro! Viado só consegue ser macho uma vez por ano!"

Fiquei calada, sem acreditar naquilo. Sou só eu que não acho graça? O assunto mudou e a piada ficou pra trás. Será que ele percebe que a homofobia está nessas pequenas gracinhas? Acho que ele não vê o tanto que ele me atinge falando esse tipo de coisa. Fiquei indignada, mas deixei passar.

Contando isso para a Violeta, percebi como minha postura estava sendo conivente com aquilo tudo. Fui tão educada pela minha mãe para não ser agressiva e "respondona" que minha única reação era ficar calada. E aí pensei que se eu ficar quieta em todas as piadas, meu irmão nunca vai perceber que me elas me incomodam (ou nunca vai ligar). Se eu for passiva enquanto me agridem, essa homofobia "inocente" não vai diminuir. Depende de mim que as pessoas percebam que certas atitudes não são adequadas, e eu estou falhando nesse ponto.

Resultado do almoço de família: de agora em diante, vou voltar a ser agressiva e respondona. Ou, pelo menos, me pronunciar sobre os assuntos que me dizem respeito. Se eu não fizer, quem vai fazer por mim?

7 comentários:

Violeta disse...

Se eu não fizer, alguém vai fazer por mim?

Acho que se cada lésbica, cada gay ou bissexual chegasse a essa conclusão, o preconceito já teria diminuido consideravelmente...

Adoro muito! =***

Anônimo disse...

Nossa, estou com o mesmo dilema... vira e mexe minha irmã que me apóia 200%, fala algo do tipo "que viadagem"... eu não comentei nada com ela, mas fiquei pensando se deveria. Acho que se houver próxima vez, é melhor falar!

Anônimo disse...

No meu trabalho sou completamente do armário. Mas sempre fui completamente pró gay, então, na minha frente ninguém faz piada. Na faculdade, minha monografia foi sobre os direitos dos homossexuais e 50 pessoas ficaram quietinhas me ouvindo falar. Tem que ter postura, não prescisa ser agressiva, mas tem que ter postura...
Próxima vez, não leve para o pessoal, apenas faça ele entender que ele não está sendo correto, juro que funiona!

Anônimo disse...

Minha irmã é do tipo depessoa q vive jogando essaspiadinhas.

Outro dia aqui em casa, fui brincar com ela q ela deveria dar uma geladeira de presente para a minha mãe. Ela virou e disse "você que deveria trabalhar e comprar uma". E eu respondi: "nossa como você é grossa, para responder assim, só pode ser mesmo mau amada" e ela me deu uma resposta "E VC É BEM AMADA NÉ?PELAS MENINAS?" e eu revidei e disse "A INVEJA MATA NÉ?"

Não sei o que as pessoas pensam sobre homo, não sei mesmo. Acho que a maioria acha imoralidade, pecado, ou se tornaram por terem sofrido alguma agressão, ou desilusão amorosa, o que no nosso caso, sabemos que a maioria é pq nasceu assim, e é feliz dessa forma, eu qria só entender como pessoas tão prox podem sertão crueis, imagine o resto?

Puchu disse...

Fato... se a gente não fizer alguma coisa, quem fará por nós?

Anônimo disse...

É verdade... escuto tantas piadinhas desse tipo lá no serviço (trabalho num setor cheio de homens) e ainda não tive coragem de me pronunciar a respeito... espero que um dia eu consiga! Beijos

Ana Arcanjo disse...

eu e orquídea fazemos parte de uma banda... nós duas e mais um monte de macho!
Ah claro, sem contar com o vocalista homofóbico (extremamente enrustido)!
chega a ser ridículo o que aguentamos em alguns dos ensaios!!
mas eles até que se seguram nas piadinhas homofóbicas...

achei engraçado no dia seguinte ao nascimento da minha sobrinha...
estávamos eu, Impatiens, minha irmã e um casal de amigos da minha irma, lá no hospital.
aí minha afilhada, que estava dormindo até então, acordou pra mamar... aí depois a gente pegou ela no colo e tal... aí alguém fez um comentário do tipo: ah! ela tem o pé grande, né?
aí o amigo da minha irmã: tudo bem ter pé grande, só não pode ser sapatão! né?
minha irmã deu uma olhada pra ele do tipo: cala a boca ou te mato!
hauehuaehuahe
ele ficou tao sem graça quando se tocou que EU e a MINHA NAMORADA estávamos lá!!
aheuaheuaheu
de vez em quando ele ainda solta essas piadas idiotas... mas eu já nem me abalo mais com esse estilo macho man dele!! gostei mesmo foi da atitude da minha irma!