quinta-feira, julho 20, 2006

O preconceito vem dos lugares que a gente menos espera.
Nessa vida de casal, saímos eu e Orquídea para comer perto da universidade. Chegamos e aquele inferno, lugar lotadíssimo, fila pra pegar a comida... E a gente lá, normalmente, na fila de mão dadas. Já no balcão, a atendente pergunta quem é o próximo, várias pessoas respondem "eu" e uma mulher que estava ao nosso lado começa a reclamar que ela estava na nossa frente e deveria ser atendida primeiro (nós estavamos caladas...). Orquídea responde que não havia motivos pra ela agir daquele jeito e ela se irrita, eu perco a paciência e respondo: "olha, a comida não vai sair andando." Fim da primeira parte, pessoas irritadas...
Conseguimos escolher o que iríamos comer e saimos para sentar e esperar a moça levar. Pra nossa supresa não haviam lugares vagos, então ficamos esperando em pé. Falando da vida, (céus, como a gente fala!!) ficamos lá sob olhares tortos e curiosos, até a moça chegar. Falamos do problema assim que ela apareceu com nossa bandeija e o inacreditável aconteceu! Um homem e uma senhora, sentados numa mesa próxima nos ofereceu lugar, se não nos importássemos de sentar com eles!! Alívio, ainda existem pessoas educadas e simpáticas no mundo.
Comemos, conversamos, rimos... Quando levantamos o lugar já estava bem mais vazio e pudemos constatar um fato interessante: no final das contas, a origem dos olhares tortos, da observação descarada e com ar de reprovação, foi de jovens, pessoas que esperamos que tenham uma concepção diferente daquilo que é considerado "fora do padrão", pois são de uma nova geração, com muito mais acesso a informação e a diversidade da sociedade.

7 comentários:

Orquídea disse...

É, baby. As reações vêm sempre de onde a gente menos espera.

Os "jovens" olhando torto e os senhores oferecendo lugar. Me faz pensar na nossa viagem, com aquela infinidade de velhinhas sendo simpáticas com a gente, e na nossa ida (a memorável!) ao Crepe, quando todos viraram para olhar quando nós entramos.

A juventude conservadora só precisa de tempo pra virar a elite que vai nos discriminar lá na frente...

Anônimo disse...

Creio que a tolerância independe da idade... Pode ser que os mais experientes aprendam a ser com o passar dos anos e acontecimentos vividos... Vai saber né!

Vênus disse...

acredito que quanto mais velhos,menos nos preocupamos com a vida dos outros.
na minha cidade a maioria dos jovens sao bem cabeça aberta.
mas cada estado tem sua cultura neh?
voces se naum me engano sao de brasilia neh??

Bjuus flores =**

KaKa disse...

Sabe o q ja reparei das minhas amigas heteros q sao maioria!?
Quando nao sabem q existem alguem tao proximo, fazem comentarios do tipo nossa olha la eh mulher, sapatao, tipo um preconceito involuntario, pq quem tem preconceito msm fala eh coisa rasgada.
AI quando descobrem q existe alguem proxima q elas amam q sao, elas passam a se policiar pq sabem q isso nao muda em nda e q eh normal! :D
O mundo eh assim, as vezes ate quem nao ta nem ai se nao sente na pele acaba falando o q nao deve! bjsssss

Lisa disse...

Resultado diferente mesmo... talvez porque tudo seja uma questão de maturidade. E porque a juventude apenas absorva o movimento pra ser "cool", pra não dar uma de retrô, quando de verdade despreza e ridiculariza... enfim, é uma boa notícia, eu acredito (?).

Flores? Sério que estão "de alguma coisa?" Gentem, que glamour! As frutas são tão pervertidas que se esquecem disso... enquanto voces sao de beleza, cheiro, pra mandar num buquê, com a gente é descascar, chupar, comer, engolir... rs que invejazinha saudável!

Anônimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

Anônimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»