terça-feira, novembro 07, 2006

De mulher pra homem, homem pra mulher...

Continuando o assunto...

Identidade sexual e papel sexual são coisas muito próximas no começo de nossas vidas. Na infância não diferenciamos muito esses dois, pois nos é ensinado que só existem duas possibilidades: homem e mulher, ativo e passivo (não exatamente com essas palavras, claro). E o que acontece quando crescemos e esses dois não seguem o padrão? E se uma menina tiver papel sexual masculino ou mesmo identidade?

Nunca tive papel sexual feminino e minha identidade por muitas vezes foi masculina. Assim, cresci brincando com meninos, detestando meninas assim como eles e não me submetendo à vida de Amélia. Mais tarde, me questionando sobre minha sexualidade, identidade e papel sexual, acabei por me identificar não como uma coisa ou outra e sim algo no meio, um ser andrógino, onde algumas pessoas tinham certeza de que eu era homem, outras mulher e algumas preferiam não questionar. Era uma pessoa de identidade transitória, menino às vezes, menina outras, variava com a minha necessidade, com a minha visão de mim e do mundo. Nada tinha a ver com estilo ou parecer “foda” e sim de me sentir bem comigo e ter um lugar.

Vejo todos os dias meninas sendo abrigadas a escolher um lado, não podem viver transitando, muito menos “escolher” o outro lado. São induzidas a continuarem exercendo seus papéis, e atuando como pessoas que não são, com uma identidade que não corresponde à realidade. E enquanto isso, as outras pessoas não enxergam, não cogitam a possibilidade da alguém sair do considerado “normal” e reduzem o conflito a um problema de estilo, ou mesmo relacionamento, ao invés de se questionarem sobre o formato conservador em que vemos os gêneros humanos. Deveríamos parar e considerar o fato de talvez nossa sociedade ter uma mente fechada, ou uma idéia pequena sobre o que realmente somos. Assim poderemos entender outras realidades, aquelas não tão simples, como uma mente masculina num corpo feminino ou vice-versa.

8 comentários:

Puchu disse...

o problema é que o ser humana tende a classificar tudo... e na nossa atual sociedade não há classificação que se encaixa na maioria de nós.
e, por isso, muitas pessoas são obrigadas a colocar uma máscara, pra entrar nos padrões previamente aceitos.
mas tem horas que a máscara acaba por nos sufocar...

Li Sayuri disse...

Concordo com a Puchu!

E é por isso que muitas de nós temos que esconder nossa sexualidade.

Acho que é falta de bom senso e respeito. Porque se tivessem bom senso não veriam a homossexualidade como um problema e sim como algo normal. E respeito porque diremos que não são todos que respeitam os homossexuais!

* ficou meio enrolado, mas acho que deu pra entender, né? o.O" *

É isso ai! rs!!

Beijos!!

s2

Orquídea disse...

E é por isso que temos que continuar lutando... para que os outros percebam que essas "categorias" precisam ser ampliadas. Não só para os homossexuais, mas para bissexuais, transsexuais e etc!

Ariel disse...

Eu acho que vai gostar do meu último post.
O seu está perfeito!!!
Beeijos!
:*

Ariel disse...

Ah, vou linkar vocês ok?
:**

KaKa disse...

rotulos sao para geleias ne!?
Mais vc falando d infancia lembrei da minha:
Adorava jogar bola com os meninos!
Pique com os meninos!
Bater figurinha com os meninos!
vestir com o meninos!
Odeiava boneca e as coisinhas toskas de meninas hehehehhe sera q eu ja era!? heheheh

Anônimo disse...

Bem, realmente é mto compelxo esass cosias

Eu possou um papel masculino em muitas coisas na minha vida, realemnte nasci igual meu pai so que versão feminina,

é complicado ter que toda hora se adptar por causa da sociedad :(

Beijos

Ana Arcanjo disse...

eh engraçada essa cosia de identificação, né??
eu desde moleca jogava bola de bermuda e sem camisa (até uns 10, 11 anos)
raspei a cabeça com 8 ou 9...
tinha duas amigas com as quais andava abraçada na 2ª série do ens. fund...
os meninos mais velhos diziam que eram minhas namoradas (achavam q eu era menino) e eu me achava mais ainda!
sempre fui briguenta, de bater nos meninos de igual pra igual...
acho que, no fundo no fundo, ninguem tinha dúvidas que eu era/sou sapa...
e ainda assim ninguem quer aceitar... (pô! foram 17 anos de preparação!! auehauehauheuaehu)