segunda-feira, outubro 30, 2006

A próxima geração lésbica

E aí eu cansei de levar pessoas novas a lugares GLS e ouvir delas um "nossa, tem tão pouca mulher!" e eu responder "olha, na verdade hoje tem mais mulher do que de costume".

Tá, deixa eu explicar. O problema não é a pessoa nova no lugar GLS, longe disso - adoro fazer expedições héteros a boates e bares gays (quase uma experiência antropológica). Mas eu me sinto envergonhada, de tabela, por mal existirem mulheres nos points gays.

Eu me pergunto: qual a diferença? Por que tem sempre muito mais homens do que mulheres? A pior resposta que eu já ouvi foi que "há mais gays do que lésbicas no mundo". Tá, isso definitivamente não me convence.

Eu tenho as minhas explicações possíveis. Talvez as mulheres apareçam menos. Talvez elas se assumam menos, ou se arrisquem menos numa vida homossexual. Ou então talvez elas prefiram ficar em casa, namorando, vendo um filme, ou no máximo ir a um barzinho, enquanto os caras preferem curtir a noite e sair para a balada. Sei lá.

O que eu sei é que o mundo tá cheio de sapata velha que só sai se for pro boteco tomar um chope ouvindo Ana Carolina com as amigas também sapatas. E todas com aquele barrigão de cerveja, o cabelo desgrenhado e as pernas abertas. Ecow! Eu não quero ficar assim no futuro!

Fico pensando como será a próxima geração de sapatas (a nossa). Será que a gente vai fazer alguma diferença? Será que a gente vai dar uma cara nova às lésbicas? Ou será que, no fim das contas, vamos ser sempre o lado "feioso" do mundo gay, onde vão parar todas as mulheres cafonas e que não se cuidam?

Eu gosto de pensar que a nossa geração é a que vai reformular o mundo lésbico. Tanto se fala em lesbian chic ultimamente! Até temos uma série lésbica na qual os figurinistas estão interessados em dar um "tchan" para as sapatas (aliás, coisa que é criticada pelas sapatas velhas!). Gosto de pensar que, num futuro não muito distante, a palavra "sapatão" leve a uma imagem mental de uma mulher muito estilosa, seja ela feminina ou masculina. E independente, bem-sucedida e de bem com a vida. Chega da tia solteirona e gorducha que só usa roupas do dobro do seu tamanho! Se os gays conseguiram emplacar a imagem de caras bonitos, malhados e de bom gosto (é só ver as séries americanas, como o Will do seriado Will & Grace), a gente também pode mudar a nossa. Mas será que algum dia muda?

12 comentários:

Ana Arcanjo disse...

olha, eu jah to gorducha, mas to tentando me cuidar!!!
mas gosto mesmo é de ficar quieta em casa, ou ir pra lugares mais quietos!
dançar ultimamente nao tem sido muito a minha praia!! heheh
gostei do texto orqs!!
e com certeza vc nao vai virar sapa velha de perna aberta, com a roupa dois numeros acima, sentada num boteco qulaquer tomando chopp e ouvindo ana carolina!!!!
vc vai ser das sapas lesbian chic, com uma calça de rica de giz, um puta decotão e um puta salto alto, indo assistir à Orquestra Sinfônica de sei lá onde, e depois indo à uma balada pra tirar onda com a marida super estilosa!
aheuaheuahe
nao tô mais funcionando cara!!!aheuhaeu
preciso de férias!

Anônimo disse...

Vamos por partes, primeiro eu penso que poucas mulheres em lugares gls, é pq sapata gosta de casar, daí arruma uma namorada, já se muda de mala e cuia e pronto não há mais programa na vida desta pessoa. Ou não curtem guetos, não querem se expor... Quanto ao modo de se vestir, ou de ser relaxada há dois universos muito distintos, o gay é basicamente corpo, veja bem, não disse essencialmente, e o lésbico é alma. Os meninos dão valor a um corpinho malhado, as meninas dão valor a uma boa aparência sim, mas isso não é o essencial. Isso não é o essencial em nenhuma relação. Há muito mais coisas a serem exploradas!De que adianta um corpo malhado, a "imagem" se a essência é totalmente vazia?
De que adianta a calça de risca de giz, o blazer, o salto, se você não conseguir articular o mínimo de diálogo com alguém?
Reveja teus conceitos, o amor é muito mais do que aparência, e mulheres são naturalmente delicadas, sedutoras, misteriosas... e sapata velha, todo mundo vai chegar a ser um dia, a não ser que você desista de ser sapata antes de ficar velha.
Beijos

Orquídea disse...

Oi Clau!

Vou te imitar e responder por partes também. =)

"sapata velha, todo mundo vai chegar a ser um dia, a não ser que você desista de ser sapata antes de ficar velha."

Você tem toda a razão aí. hehehehe E é por isso que a gente precisa escrever um glossário do Jardim!

Clau, eu costumo usar a expressão "sapata velha" praquelas sapatas mal cuidadas que eu descrevi no texto, não para todas as sapatas adultas. A "sapata velha" é a típica lésbica que os outros olham e falam: "olha lá, casou com mulher porque nenhum homem quis". Tem muitas sapatas velhas que não são "sapatas velhas"... Fez algum sentido? hehehe

"Reveja teus conceitos, o amor é muito mais do que aparência, e mulheres são naturalmente delicadas, sedutoras, misteriosas..."

Concordo! O amor é muito mais do que isso. Se fosse só a aparência, só os atores hollywoodianos seriam felizes, né? =P Mas falando sério: não sei se nós somos "naturalmente" mais delicadas ou sedutoras, pois não gosto de dizer que algo do ser humano seja "natural" ou não. Mas concordo que as mulheres costumam ser mais delicadas, sedutoras e misteriosas, além de um monte de outras coisas que me atraem horrores! =)

De qualquer forma, eu não quero que pareça que estou fazendo uma Ode à Beleza. São só observações minhas sobre o comportamento e o papel das lésbicas no mundo gay. Longe de mim querer reduzir mulheres a corpinhos bonitos (isso os homens já fazem muito bem, infelizmente!)

Obrigada por participar, é sempre bom ter opiniões diversas no Jardim. =)

Beijos,

Orquídea

Anônimo disse...

Ai guria, realmente eu já me perguntei isso.

Mas vejo assim, eu colo nu bar do bocage, nossa lá até que tem bastante minas e talz, eu acho que daqui alguns anos tudo isso vai mudando com o tempo, e realmente as mulheres não frequentam tanto os points, pq eu prefiro mto mais sair com minha namorada ou ficar em casa.

Quando a ficar velha, sentada em um bar, de perna aberta ouvindo ana carolina hauhauha, bem eu sou nova e faço isso, tirando a perna aberta heheheh, :D

Bem é isso beijos

Violeta disse...

Na minha opinião, nossa geração vem com um novo entendimento sobre o que é ser homossexual. Isso não muda muita coisa em relação aos preconceitos e como a sociedade nos trata, o que muda é a nossa postura em relação ao mundo. Por isso entramos em choque quando nos deparamos com as "sapatas-velhas" (conceito já explicado anteriormente)pois temos espectativas completamente diferentes das sapatas da geração anterior. Agora nós estamos saindo dos guetos e das nossas quatro paredes,vemos a possibilidade de relacionamentos estáveis e duradouros, cogitamos a possibilidade de nossa orientação sexual não interferir tão severamente nos nossos empregos... Estamos saindo da margem da sociedade, para ocupar o mesmo lugar de todas as outras pessoas. Enfim, acho que nós, temos tudo pra sermos velhas sapatas e não sapatas-velhas. =)

(Isso é o que dá ficar muito tempo sem escrever, viaja na primeira oportunidade...hehehe)

beijos =*

Puchu disse...

"O que eu sei é que o mundo tá cheio de sapata velha que só sai se for pro boteco tomar um chope ouvindo Ana Carolina com as amigas também sapatas. E todas com aquele barrigão de cerveja, o cabelo desgrenhado e as pernas abertas. Ecow! Eu não quero ficar assim no futuro!"

Tou fora!!!
Vou te acompanhar no lesbian chic, orqs

Anônimo disse...

Não se esqueçam que as sapatas velhas, botaram a cara pra bater, se expuseram, passaram por vários, "n" "perrengues" e graças a essas estamos aqui expondo opiniões e caminhando para uma liberdade muito maior, o mundo evoluindo, uniões civis acontecendo, adoções de crianças por casais gays e etc... elas foram a liberdade que buscamos.
bjs

Anônimo disse...

Bem, acho que elas têm medo de sofrer preconceitos( consigo entender o lado delas, afinal é o que mais acontece comigo, tanto da minha parte, quanto da parte das outras pessoas), enfim...
As mulheres "antigas lésbicas", têm a maneira de ver o mundo diferente, geralmente pode até ter namorada, mas não anda de mãos dandas no meio da rua, sempre fala: É minha amiga!!!
Definitivamente, acho que elas estão certas, pois elas apena querem preservar a imagem delas!!!
Agora que é ruim é, você o tempo todo não pode pegar na mão da sua namorada por que não tem como...
Enfim... acho que as futuras lésbicas, vão fazer diferente...
Eita ciclo vicioso!!!

Anônimo disse...

Acredito que mudará sim, o mundo sofre consantes mudanças não? Tudo bem que algumas mais lentas que outras, mas enfim. A questão é que mesmo mudando, as sapatas velhas ainda existirão, porque acho que mais que um simples comportamento, isso também é um estilo de vida, se elas se sentem bem em relação a isso, pra que mudar, só para serem melhores vistas pelos outros, isso realmente vale a pena? Assim como ainda persistem estilos de tempos atrás, essas sapas ainda estarão por aqui até sei lá quando. Acho válida a mudança, dessa associaçao que fazem das lésbicas (no caso quando dizem sapatão) á ana carolina, chopp, barrigão e mulheres mal cuidadas, principalmente se tratando das mais velhas. Cara tenho 19 anos e não gosto de nada disso, e me causa pavor pensar em ficar assim, não mesmo, tudo bem, respeito e tal, mas não é o que quero pra mim. Lésbicas não são todas iguais não, assim como héteros também não são. Creio que como eu também existem outras meninas que tenham essa ligaçao de lésbica e feminina, daí o princípio de acreditar nessa mudança.

Anônimo disse...

qd penso em sapata nao penso numa bucho, penso nuam estilosa. axo q jah estamos mudando o 'nosso' mundo

Anônimo disse...

"O que eu sei é que o mundo tá cheio de sapata velha que só sai se for pro boteco tomar um chope ouvindo Ana Carolina com as amigas também sapatas. E todas com aquele barrigão de cerveja, o cabelo desgrenhado e as pernas abertas. Ecow! Eu não quero ficar assim no futuro!"

*rola no chão de tanto rir*

triste mas é verdade e não deixa de ser engraçado tbm.

sua definição fez o meu dia hoje. obrigada.

Anônimo disse...

vejo que as amigas sapas não são muito de sair, enquanto os gays são fãs de uma boa balada... acho que a questão é mais de gosto do que de se esconder no armário... Ah, e outra questão é que pra casais de mulheres sairem em locais hetero é mais tranquilo do que pra casais gays... Acho que elas sofrem menos preconceito (aquela coisa machista de achar legal duas mulheres se beijando na balada...).