quarta-feira, abril 26, 2006

Eu estava fazendo um rascunho do que escreveria, tinha que ser um texto explicativo, útil. Escrevi varias vezes, varias coisas, que na verdade eram sempre as mesmas, com palavras diferentes mas o sentido ainda estava perdido, o texto ainda estava ruim. E foi assim que percebi porque as pessoas confundem significados, conceitos se perdem. Pois as informações estão lá, o problema é que muitas vezes quem as escreve não se preocupa em pensar se aquilo realmente faz sentido ou fará quando cair num senso comum.
Assim aconteceu com o FEMINISMO e o FEMISMO. Ideologias de mesma origem, o movimento de mulheres contra o machismo da sociedade (simplificando, claro), porém infinitamente diferentes, elas vêm para desenvolver alternativas à sociedade que conhecemos. As feministas, em suas várias correntes (jovens feministas, feministas radicais, tradicionais...), têm como objetivo a igualdade de gênero, alicerce do movimento, o empoderamento da mulher, a reapropriação do corpo feminino e de tudo que se refere a ele.
Já as femistas têm outra ideologia, baseada na superioridade feminina, ela é a ideologia que podemos comparar ao machismo mais diretamente. Com ideais bem mais extremistas, as femistas objetivam submeter os homens como as mulheres vêm sendo submetidas por tanto tempo e chegam a querer a erradicação masculina.
Apesar das diferenças, feministas e femistas tem algo fundamental em comum: a luta pelas mulheres, fazendo com que trabalhem muito próximas e muitas vezes compartilhando problemas, ideais, perdas e vitórias.


Quer saber mais?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Femismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Machismo

4 comentários:

Anônimo disse...

Dei uma aula disso pra um prof lá na UnB, feminismo e femismo...


ME ACHEI!

Flor disse...

vou pensar mais sobre.
=**

Orquídea disse...

Esses verbetes da wikipedia são super úteis, adoro eles.

Unknown disse...

Olá, encontrei seu blog durante uma pesquisa que fazia no Google sobre feminismo.

Na verdade, femismo é um termo criado nos anos 70 por homens "anti-mulher" com o objetivo de bater de frente com feministas que criticavam violentamente o machismo. Sendo o significado poder. O termo "feminismo" nos une.do termo bem claro, exatamente este que está postado no texto, a origem não importa tanto, mas para o feminismo é importantíssimo tomar cuidado com as palavras, haja vista que elas têm efetivo

Ótimo texto.
Até!