domingo, maio 21, 2006

Venho acompanhando ha alguns dias uma discussão sobre o termo "gay" ser usado para denominar também mulheres homossexuais, lésbicas, em uma lista de Internet. Várias pessoas não vêem os motivos de definir os termos, separar @s homossexuais em dois grupos pois dizem que nós somos iguais e por isso podemos dividir uma nomenclatura.
Mas será que somos mesmo? Será que as necessidades das lésbicas são as mesmas dos gays?
Se pararmos para pensar por um instante veremos que este é um pensamento muito equivocado.
Por uma questão de visibilidade e empoderamento devemos estimular as lésbicas a usarem esse termo, originário de uma história fantástica, ainda é um termo tabu no meio LGBTTS. Outro ponto são os estereótipos pré-determinados, onde lésbicas são desleixadas, não se preocupam com o corpo, querem ser o mais masculinas possível e gays entendem tudo de moda, são aqueles que fazem de tudo para serem perfeitos, com o corpo ideal e muitas vezes são quase mulheres.
Além disso temos uma diferença ainda mais básica, pois mulheres e homens são completamente diferentes na sociedade em que vivemos. O processo de se descobrir e se assumir é completamente diferente, os lugares que freqüentamos, nossos relacionamentos. Mesmo em casais heterossexuais podemos observar que são mundos completamente distintos.
Então devemos mesmo misturar todas essas necessidades, passar por cima de outras, para podermos usar apenas um termo? Termo esse que, ainda por cima, é normalmente usado para definir homossexuais masculinos?

6 comentários:

treta disse...

acho q o termo "gay", q começou a ser usado lá pelos idos de 60, sempre esteve relacionado tanto a mulheres quanto a homens. a questão é que os homossexuais masculinos tinham, naquela época (e talvez ainda tenham), muito mais visibilidade.

mas acho "gay" apropriado tanto pra homem qto pra mulher. acho q não tem nada a ver. é "feliz" do mesmo jeito, tanto um qto o outro. além do q, a palavra é, originariamente, um adjetivo, e, como se sabe, em inglês os adjetivos não variam.

Orquídea disse...

Violeta, minha filha, que discurso incisivo!

Eu concordo aqui e ali e aqui e ali. Mas o que me deixa mais indignada são as mulheres que falam que são "gays" porque não conseguem dizer "lésbicas". Preconceito introjetado...

Beijocas,
Orqs

Anônimo disse...

eu sei lah...mas acho q gay para homens e lesbicas p mulheres eh o ideal...
naum dah p imaginar um homem sendo chamado de "lesbico" :P

Ana Arcanjo disse...

não entendo essa grande necessidade de separação de termos, atitudes e muitas outras coisas no mundo homossexual.
estamos constantemente criando mais e mais segregações entre nós mesmos, ao invés de nos unirmos.
é muito legal ter um discurso feminista (que até onde sei, se baseia na igualdade entre homens e mulheres),mas estar constantemente pregando essas segregações, que são no mínimo estúpidas e sem sentido, não condizem em nada com esse ideal igualitário.
acho que temos muito mais coisas importantes para nos preocuparmos, ao invés de picuinhas de nomenclatura.
bom... mas isso é só o que eu acho.

KaKa disse...

ehehhe hje to meia nem ai, tanto faz gay lesbica o q importa eh q eu dei um berro com minha mae hje falando NAO VOU MUDAR MINHA OPÇAO! kkkkkkkkkkk
importante eh ser feliz!
Eu pretendo ser...

Anônimo disse...

Apoio a opinião da dama-da-noite, acredito que essa diferença de nomenclatura é insigificante e só dificultaria a nossa conquista por direito de casais, uma vez que, cria em nós uma diferença desnecessária e, todas sabemos, que um casal gay ou lésbico não tem direito a benefícios que socialmente um casal hétero consegui sem grandes problemas. Mas isso passa a ser uma outra discursão. Em fim, me chamem do q quiser, gay ou lésbica, eu simplismente SOU!