quarta-feira, novembro 09, 2005

* O que você espera da pessoa que você ama? *



[Aviso: post grande, abstrato e chato]



O que eu espero da pessoa que eu amo? Hm... Para mim, ela precisa ser bonita, inteligente, carinhosa, divertida, compreensiva, fiel, foda na cama. Tem que gostar de dançar e precisa ser ao menos um pouquinho ciumenta. Não precisa sair com as minhas amigas, mas tem que gostar delas. Tem que ter algo que eu admire loucamente, e de preferência ser mais ou menos da minha idade (meu histórico de namoros e ficadas mostra que eu funciono assim - não pergunte por que.) Ela precisa ser sincera e tem que me conhecer como ninguém. O namoro tem que parecer que foi enviado dos céus, necessário e indefinível, e precisa existir alguma conexão mágica e espiritual. Ela tem que ser alguém de quem eu me orgulhe, e eu olhe e diga "uau, como ela é incrível! Como eu fui conquistá-la?" - e isso tem que perdurar o namoro inteiro, pra que eu tente ganhá-la de novo todos os dias... ela tem que ser fofa e boba, mas também madura e responsável, para me equilibrar às vezes e me dar apoio. Ela precisa saber me consolar. Ela precisa gostar muito de mim, muito mesmo, porque eu sou uma das pessoas mais carentes que eu já conheci na vida. Ela precisa ser paciente, porque eu posso ter um ritmo muito meu quando se trata de sentimentos... ela precisa ter certeza de que quer estar comigo, pra que eu possa me entregar sem medo - e por mais que essa certeza mude amanhã de manhã, eu preciso sonhar hoje que é para sempre. Ela precisa ser uma boa nora, e tem que gostar de comer besteira comigo. A gente precisa gostar dos mesmos programas e criticar as mesmas coisas/pessoas. Ela precisa ser parecida comigo, mas não muito, porque meus orgulhos e arrogâncias me impedem de que eu goste de alguém que se pareça muito comigo. Ela precisa ser forte e independente, mas tem que pedir minha ajuda de vez em quando pra eu me sentir necessária. Ela tem que me dar carinho. Ela tem que gostar de madrugada e de piano e de...

Essa seria a minha namorada perfeita. Com mais mil características que eu não vou colocar aqui, senão isso não terminaria nunca. Mas, como todos sabemos, a namorada perfeita não existe. Não numa receita de bolo como essa, na qual nem eu sei dizer muito bem quais são as medidas ideais de cada ingrediente. E, se bobear, se eu achasse a namorada perfeita, das duas uma: ou ela me jogaria fora na primeira oportunidade, porque eu não sou *nada* perfeita, ou eu enjoaria e terminaria. É, eu ainda sou uma romântica idiota fadada ao fracasso que acredita que "amor só é bom se doer"...

Anyways, eu escrevo aqui porque tem uma coisa martelando na minha cabeça. Passo 1, a pessoa perfeita não existe. Ok, já admiti isso. Mas eu não consigo vencer o próximo passo: o que é absolutamente necessário que o outro lado seja? Ou seja, do que eu posso abrir mão nesse meu ideal impossível?

Exemplo. Meu último namoro foi com um cara (sim, um homem!) que não sabia me consolar at all. Não era nada ciumento e não dançava nem música eletrônica, que teoricamente é só se jogar e pronto. Não havia nenhuma incrível ligação espiritual entre nós, e o menino, ainda por cima, era vegetariano. Mas, mesmo assim, ficamos juntos por mais de 2 anos, num namoro muito legal. Acho que naquela época eu o aceitava, e por isso o namoro dava certo. Hoje - não sei bem a razão -, mas hoje eu quero o mundo. Sofro porque minha namorada não preenche todos os pré-requisitos que eu inventei na minha cabeça, e a faço sofrer porque eu a cobro de uma maneira horrorosa... mas... não sei, alguma coisa me trava. Dessa vez, alguma coisa me faz sofrer de verdade, e me faz achar que esse sofrimento é compreensível e normal. Será que dessa vez algum "pré-requisito" fundamental foi abalado? Ou eu só estou sendo egoísta e estou apaixonada por um reflexo, pela sombra de alguém maravilhosa? Porque amar alguém "apesar de..." é a pior maneira de amar. E pela primeira vez eu pensei que não sei como eu a amo...

Eu queria dizer que a amo loucamente e acima de tudo na vida. Mas se isso fosse verdade... se isso fosse verdade, eu não a machucaria assim, como eu venho fazendo. O que eu amo nela? O que eu mudaria, se pudesse? As coisas que não são exatamente o que eu queria que fossem são tão absurdamente necessárias assim? Ou eu posso lidar facilmente com o que "falta" e ficar feliz com os milhões de qualidades dela? Ela também passa por cima de muitos defeitos meus, e acho que eu nunca reconheci isso. E, nesse caso, eu nem estou falando de um defeito, apenas de desejos incompatíveis...

Ultimamente é só isso que ocupa minha cabeça... e eu não consigo chegar a uma resposta.

Desculpem pelo post abstrato, mas acho que não vem ao caso dar nome aos bois. Na verdade, até acho que as coisas são mais claras assim...

6 comentários:

Ana Arcanjo disse...

hum... é engraçado como diferentes fases de um relacionamento podem fazer de sua companheira uma pessoa feita sob-medida pra vc, e pouco depois um alguem que nao tem absolutamente nada a ver com vc...
mas apesar do que todos dizem, eu acredito sim que exista uma pessoa perfeita pra cada um de nos... Nao que ela vá ser perfeita durante cada instante da sua vida, mas na maior parte dela.
nao adianta querer fugir: atritos sempre vão existir; momentos perfeitos também. O importante é sempre ver se os atritos estão mais presentes que os bons momentos... Se assim o for, nao acho q seja uma boa passar por cima do seu 'ideal'... Mas se os momentos bons ainda sao a maioria, entao seria uma boa hora para REVISAR seu conceito de pessoa perfeita pra vc. Sei lá... acho q sou suspeita pra falar de pessoas perfeitas, porque já encontrei a minha e nunca tive reais duvidas d q ela nao o fosse. Acho q uma reunião de emergência das flores será realmente necessária. Eu prefiro sexta! Bjaum gata! E fica bem!

Anônimo disse...

O que eu espero da pessoa que eu ame?
_atenção
_reciprocidade
_carinho
_respeito
_fidelidade

basicamente isso.

no fundo, a gente procura sempre aquele amor de cinema. a gente QUER um amor de cinema. e a gente deposita em quem a gente ama a esperança de conseguir esse amor perfeito.
mas aí a gente esquece que ninguém é perfeito assim. que todo mundo tem seus defeitos e aí vem a parte que deve haver essencialmente num relacionamento: aceitação. mas admito que é difícil alcançar plenamente essa parte.

"Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que haja falta de amor."
(Maiakovski)

é mais ou menos por aí...

beijos

Anônimo disse...

Todas falaram muito bem. Mas só isso não basta. Vocês esqueceram da reciprocidade. É isso o que está falatando em algum dos lados.

Infelizmente, só conversando essas coisas se resolvem. Não tem como acontecer um "plim" e tudo se resolver.

De qualquer forma, desejo o melhor para vocês todas =*

Anônimo disse...

dia certo p/ eu ler esse post ...
passando por uma fase assim
nem acredito tanto na pessoa perfeita, ou alma gemea

mas em q medida a gente deve passar por cima de ideiais q criamos
devemos passar por cima ? ou nos adaptar a realidade, e se conformar

eu naum posso reclamar ... mas estou nessa fase

Anônimo disse...

Oh, vocês falaram reciprocidade. Só fui ver agora. Desculpem.

Anônimo disse...

Caramba, me vi nesse post.