terça-feira, setembro 13, 2005

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=31310


12 de Setembro de 2005.

Óvulo se multiplica



Reino Unido produz embriões "sem pai"

Cientistas britânicos anunciaram sucesso na criação de embriões humanos feitos por uma técnica de "concepção imaculada", que não envolve fertilização por espermatozóide ou clonagem.

Os seis embriões viveram três a cinco dias e foram criados como potencial fonte de células-tronco embrionárias humanas.

Cada embrião foi resultado de partenogênese, quando um óvulo se divide numa bola de células sem ser fertilizado, até chegar ao ponto embrionário conhecido como blastocisto.

A pesquisa segue a trilha de outros esforços realizados fora do Reino Unido, em que embriões humanos criados por partenogênese foram obtidos, mas não se desenvolveram por muito tempo.

Paul de Souza, o líder do estudo no Instituto Roslin (mesmo centro responsável pela criação da ovelha Dolly), em Edimburgo, Escócia, disse que, embora a meta fosse obter células-tronco dos embriões, os esforços para isso ainda não foram bem-sucedidos.

"Nós fizemos meia dúzia de blastocistos. Não temos no presente células-tronco embrionárias, isso continua sendo nossa ambição", disse De Souza em reunião da Associação Britânica para o Avanço da Ciência, em Dublin.

A partenogênese -literalmente, "nascimento virgem"- é uma forma comum de reprodução assexuada em muitos animais, mas não em mamíferos, grupo ao qual pertencem os humanos.

De Souza disse que não havia intenção de implantar os embriões no útero de uma mulher e que sua licença governamental da Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia era estritamente para pesquisa.

(The Independent, de Londres)
(Folha de SP, 10/9)

3 comentários:

Anônimo disse...

Rá! Fui eu que achei isso... Contribuo indiretamente aqui... =)

Orquídea disse...

Quem sabe um dia as mulheres não vão monopolizar todas as etapadas do processo de produção de bebês? hehehe


(Contribui e muito...)

Ana Arcanjo disse...

jah roubaram minha ideia!!
mas a minha eh um pouco diferente! e eu vou conseguir!!
por meio da fusao de núcleos vou fazer um bebe meu e da minha gata!! mas isso soh qnd ela dxar, ne?
amoreco!!! te amo!!!